NOS PRIMEIROS 6 MESES PODEMOS ESPERAR QUE O BEBÉ:
Ria alegremente quando algo o diverte ou entretém
Sorria ao ver a sua imagem refletida no espelho e mantenha a atenção durante um certo tempo
Utilize o riso como forma de expressar a sua felicidade (início da gargalhada)
Saiba escutar com mais atenção e vire a cabeça em direção à fonte sonora
Utilize 3 ou 4 balbucios diferenciados, como o “b”, “m” ou “p” combinandos, por vezes, em sequências mais longas com vogais, tipo “bababababa”. É quase como se se fascinasse com a sua própria capacidade de emitir esses sons
Vocalize quando lhe falam e tente balbuciar para os pais quando deixam de falar
Possa imitar as expressões faciais dos adultos e observe as suas reações
Tente imitar os sons que ouve
Entenda que o seu nome se refere a ele
Adore ouvir música e mexa os braços e as pernas quando ouve as suas melodias preferidas
Levante a cabeça e o tronco, apoiando-se nos antebraços ou palma das mãos, quando está de barriga para baixo
Consiga rolar da posição de costas para a posição de barriga para baixo e vice-versa
Tente sentar-se quando está seguro pelas mãos
Se mantenha sentado no chão com as pernas abertas, durante alguns minutos
Mantenha a cabeça firme quando está ao colo
Agarre os objetos com as palmas das mãos
Utilize ambas as mãos e transfira objetos de uma mão para a outra
Comece a procurar o objeto que deixou cair e tente apanhá-lo
Comece a segurar o biberão com as duas mãos e beba por um copo, seguro pelo adulto
Pare de chorar quando lhe falam
Leve tudo à boca
Comece a chapinhar no banho
Apesar de este ser o desenvolvimento esperado nos seis primeiros meses, cada bebé tem o seu ritmo de desenvolvimento, pelo que não fique demasiado preocupado se aos seis meses ainda não atingiu algumas destas habilidades, pois certamente irá atingi-las posteriormente.
COMO ESTIMULAR O SEU BEBÉ DOS 3 AOS 6 MESES
Mostrar prazer
Ainda que o desejo inato do bebé de comunicar consigo continue intacto, os seus progressos com a linguagem oral e o seu interesse por ela ainda dependem da sua aprovação e estímulo. Uma das melhores formas de o fazer é olhá-lo com entusiasmo quando balbucia.
Fazer pausas na conversação
Lembre-se que o bebé necessita de tempo para compreender as regras sociais da comunicação e assimilar que trocar ideias por meio da palavra é um acordo mútuo que implica falar e escutar. Dê-lhe tempos bastante longos para que ele possa balbuciar uma resposta completa.
Formular perguntas
Naturalmente, o bebé não lhe poderá dar uma resposta às perguntas que lhe faz (estás mais confortável agora, depois de mudar a fraldinha?), no entanto não o prejudicará se olhar para ele como se esperasse uma resposta. Deste modo aprende a importância da entoação.
Abraçá-lo
O contacto físico de natureza afetiva é uma das melhores maneiras de dizer ao seu bebé que o ama.
Praticar jogos de escuta
Quando o bebé está sentado no chão ou na cadeirinha, toque de forma suave uma campainha numa ponta da sala. Observe a sua reação. Depois toque-a noutros pontos da divisão quando ele não estiver a ver. É uma boa maneira de desenvolver a sua capacidade de atenção.
Ler-lhe histórias
Na realidade não importa que história lhe lê desde que seja infantil. Pode sentar o seu bebé no seu colo ou de frente para si. Se percebe que a sua atenção se desviou, atraia-a delicadamente de novo para a história.
Pôr música variada
Por vezes o bebé quer ouvir musicas mais calmas, noutras pode querer ouvir uma música mais mexida. Ponha música variada de modo a que ele possa ouvir instrumentos musicais diversos e melodias com ritmos e volumes distintos. Quanto maior a variedade de sons musicais escutados melhor.
Estimular a sua consciência do meio
Lembre-se que o seu bebé observa tudo o que o rodeia com interesse e curiosidade. Por isso em casa ou na rua converse com ele sobre o que estão a ver. Ele gostará disso. Coloque-o na espreguiçadeira e leve-o consigo para as diferentes partes da casa e chame-lhe à atenção para o que se passa à sua volta.
Fazê-lo agarrar objetos
Mostre-lhe os brinquedos a uma certa distância para que o seu bebé tenha que estender os braços para os agarrar. Vá dificultando à medida que ele consiga e elogie-o sempre que o fizer. Quando agarrar os objetos com uma mão, faça-o transferir para a outra, por ex: quando o veste e precisar da mão que tem o objeto, incentive-o a transferir o brinquedo para a outra mão.
Induzir a rotação
Coloque o seu bebé deitado de bruços e fale-lhe de uma posição que o obrigue a apoiar-se nos antebraços e a levantar a cabeça para a conseguir ver. Depois deite-se ao lado do bebé, puxe-lhe a roupa e fale-lhe encorajando-o a voltar-se na sua direção. Encolha o joelho oposto ao ombro sobre o qual o seu bebé irá rodar e inicie a rotação, tendo o cuidado de ver se o braço que fica por baixo está estendido e perto do corpo do seu bebé.
Assinalar as imagens
Aponte com gestos distintos as imagens de um livro enquanto lhe lê uma história. Isto ajuda-o a manter o interesse e a atenção, reduz as distrações e permite-lhe compreender que o movimento corporal pode ser uma boa maneira de comunicar intenções.
Usar expressões faciais que o façam rir
O mais provável é que se divirta muito com as suas expressões faciais principalmente se acompanhadas por uma voz pausada. Apesar de se tratar de uma simples diversão, mais uma vez revela outro aspeto da linguagem corporal.
Fomentar os jogos na água
A hora do banho é uma excelente oportunidade para que o seu filho use ações para expressar as suas emoções (chapinhar com as mãos e os pés). Ponha na água brinquedos que flutuem para que o seu bebé tome a iniciativa de os agarrar. Coloque o seu bebé tanto de barriga para baixo, como de barriga para cima, como se estivesse a flutuar.
O QUE PODE UTILIZAR PARA ESTIMULAR O SEU BEBÉ?
Livros ilustrados de plástico
Cd’s com canções e histórias infantis
Brinquedos com som (guizos e rocas)
Brinquedos luminosos
Tapetes de atividades
Ginásio para bebés que se coloca sobre eles quando estão deitados
Cubos de pano empilháveis
Autores: Ana Isabel Sequeira, Ângela Pontes, Rita Carlos, Sílvia Meira, Sofia Ribeiro
Comments