Regras de Ouro
CASA: Em breve o seu bebé conseguirá deslocar-se sozinho. Coloque-se de gatas e ande pela casa de forma a detetar os perigos que poderão estar ao alcance do bebé.
PROTETORES DE TOMADAS: Utilize estes utensílios ou instale tomadas protegidas. Elimine todos os fios soltos e extensões ou proteja-os, bem como às fichas triplas. Verifique regularmente se não estão danificadas ou com fios descarnados.
OBJETOS PEQUENOS: Cuidado com este tipo de objeto: como os botões na caixa de costura ou os brinquedos dos irmãos mais velhos espalhados pelo chão, assim como sacos de plástico e balões, que podem sufocar o bebé. As pilhas, além de poderem ser engolidas ou aspiradas, podem também intoxicar.
QUEDAS: Se tem ESCADAS, coloque cancelas que cumpram as normas de segurança, no primeiro e no último degrau. As JANELAS e as PORTAS com acesso a varandas ou terraços, precisam de ser protegidas, colocando, por exemplo, cancelas, fechos de segurança ou redes de proteção. Para arejar a casa, bloqueie as janelas com um dispositivo adequado ao tipo de janela de forma a que não abra mais do que 10 cm. Não utilize andarilhos, são muito perigosos e não ajudam a andar. Coloque sempre o cinto ao bebé quando o sentar na cadeira alta e nunca o deixe sozinho.
QUEIMADURAS: Proteja as LAREIRAS, radiadores e outras fontes de aquecimento. Ao preparar o banho, se não tiver misturadora, deite a água fria primeiro e só depois a quente. Atenção aos alimentos quentes: certifique-se de que estão a uma temperatura adequada antes de lhos oferecer ao seu filho. O bebé não deve estar exposto ao sol, a não ser no início da manhã ou ao fim da tarde e deve utilizar um protetor solar mineral.
AFOGAMENTO: Nunca deixe o bebé sozinho na BANHEIRA, mesmo que a quantidade de água seja muito pequena – basta meio palmo de água para uma criança se afogar. As "cadeiras de banho" para bebés são instáveis e podem voltar-se pelo que não devem ser utilizadas. Coloque sempre um tapete anti-derrapante.
Prevenção da síndrome de morte súbita do lactente:
Deite o bebé de costas, prendendo bem a roupa da cama numa linha imaginária abaixo das axilas do bebé.
Coloque os pés do bebé na base da cama.
Opte por uma cama estável e sólida com grades no mínimo com 60 cm de altura com distância entre grades inferior a 6 cm. Opte por um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama para evitar folgas. Se optar por uma proteção almofadada certifique- se que fica bem presa às grades da cama, para evitar que tombe sobre o bebé.
Cadeira alta (de alimentação):
Deve ser estável e estar SEMPRE encostada a uma parede.
Se usar uma cadeira de encaixar na mesa, esta deve ficar bem fixa, a mesa deve ser estável, pesada e sem tampo de vidro e nunca lhe coloque uma cadeira por baixo.
Autor - Ana Isabel Sequeira
Comments