Regras de ouro
CASA: Pode ser aconselhável colocar cancelas à entrada e saída das divisões mais “perigosas” da casa, como a cozinha ou o wc. Proteja as escadas com cancelas. As janelas e portas com acesso a varandas ou terraços precisam de ser protegidas com cancelas, fechos de segurança, entre outros. Para arejar a casa use “limitadores de abertura”. Use protetores de tomadas ou instale tomadas protegidas. Proteja os cantos dos móveis e fixe bem os objetos grandes ou pesados como as estantes e a televisão, para que não possam cair sobre a criança.
QUEIMADURAS: Deve manter afastados do bebé os líquidos quentes; verificar a temperatura da água do banho e dos alimentos. Na cozinha, atenção ao fogão, à porta do forno, tachos e panelas, pelo risco de queimaduras. Nunca cozinhe com a criança ao colo. O bebé não deve estar exposto ao sol, a não ser no início da manhã ou ao fim da tarde. Utilize um protetor solar mineral.
OBJETOS PEQUENOS: Não deixe objetos pequenos ou cortantes ao alcance da criança.
QUEDAS: Nunca deixe a criança sozinha na banheira ou em cima de uma mesa, cama ou sofá.
ENGASGAMENTO: Tenha atenção aos alimentos duros e lisos, como os frutos secos que podem engasgar e sufocar. A criança deve alimentar-se em local tranquilo e sentada.
AFOGAMENTO: Não deixe banheiras ou baldes com água. Cuidado com as piscinas e poços pelo risco de afogamento. Lembre-se: basta meio palmo de água para uma criança se afogar.
Prevenção de intoxicações:
Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuem tampa de segurança.
Mantenha sempre os medicamentos e os produtos químicos e de limpeza em segurança, bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e do olhar das crianças.
Não arrume os produtos tóxicos junto de produtos inofensivos e nunca mude os produtos de umas embalagens para as outras nem os deite em garrafas de bebidas.
Em caso de intoxicação ligue de imediato para o Centro de Informação Antivenenos: 808 250 143
Cadeira automóvel:
Se possível deverá continuar a viajar voltado para trás até o mais tarde possível, idealmente, até aos 3-4 anos de idade. O lugar mais seguro para viajar é no banco traseiro.
Autor - Ana Isabel Sequeira
Comentarios